Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça a vida e obra do compositor ucraniano Mykola Lysenko, no Caderno de Música

E ainda no programa, confira o álbum “Piano Sonatas”, gravado pelo pianista britânico Tom Hicks

Caderno de Música

No AR em 17/03/2022 - 18:29

O Caderno de Música deste domingo (20) faz uma homenagem pelos 180 anos do compositor ucraniano Mykola Vytaliyovych Lysenko. 

Considerado o pai da música clássica ucraniana moderna, o compositor Mykola Lysenko nasceu no condado de Kremenduck em 22 de março de 1842. Além do seu reconhecimento pelo extenso trabalho como compositor, Mykola também foi musicólogo, maestro, pianista, professor e uma forte figura comunitária em seu país. Os primeiros passos de Mykola Lysenko na música foram dados através do piano, por influência de sua mãe. Mykola também teve aulas de orquestração em São Petersburgo com o compositor russo Rimsky-Korsakov.

O forte compromisso de Mykola Lysenko com a música Ucraniana começou logo cedo. Ainda na escola, ele transcrevia canções folclóricas nacionais, o levando futuramente às pesquisas no campo da etnomusicologia. Mykola escreveu uma monografia sobre instrumentos musicais tradicionais ucranianos e publicou várias coleções de canções folclóricas (fazendo o arranjo de cerca de quinhentas delas). Ele também foi o fundador do movimento nacional da música ucraniana, influenciando um grande grupo de compositores em seu país. 

E ainda no programa, conheça um pouco do álbum “Piano Sonatas”, lançado em 11 de março de 2022 pelo jovem pianista britânico de 23 anos, Tom Hicks. Tido como uma das principais revelações dos últimos anos, o pianista Tom Hicks foi elogiado por sua criatividade expressiva, capaz de transportar o ouvinte para outros lugares e épocas.

O Caderno de Música vai ao ar neste domingo, às 14h30, na MEC FM.

Criado em 17/03/2022 - 18:29

Mais do programa