Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Caderno de Música homenageia Radu Lupu

O programa deste domingo traz importantes gravações de Radu Lupu, com destaque para as obras de Schumann, Mozart e Ludwig van Beethoven

Caderno de Música

No AR em 08/05/2022 - 14:30

 

O Caderno de Música deste domingo (8) faz uma homenagem ao pianista romeno Radu Lupu, que nos deixou no último dia 17 de abril, aos 76 anos de idade. 

Considerado um dos músicos mais eloquentes do final do século 20, Radu Lupu nasceu em Galaţi (na Romênia), em 1945, e começou a aprender piano aos seis anos de idade. Sua ambição inicial de infância era se tornar um compositor em vez de um pianista, e, aos 12 anos, fez o seu primeiro recital público com boa parte do repertório composto por obras de sua autoria. Depois de estudar em Braşov e Bucareste, Lupu passou sete anos no Conservatório de Moscou, onde teve aulas com Maria Curcio, Heinrich e Stanislav Neuhaus.

Antes de se formar em Moscou em 1969, Lupu já havia se estabelecido como um dos talentos mais promissores de sua geração. Ele recebeu diversos prêmios em vários festivais locais, como o Concurso Internacional de Piano Van Cliburn e o Concurso Internacional George Enescu. Logo após concluir a sua formação no piano, por volta dos 25 anos de idade, Radu Lupu passa a se apresentar em inúmeros concertos internacionais, vencendo o Leeds International Piano Competition, e estreando em Londres, com grande sucesso de crítica, ao interpretar a Sonata número 7, de Beethoven.

Ao longo de sua carreira, Radu Lupu realizou importantes gravações de obras orquestrais e de câmara, com destaque para os concertos de Grieg e Schumann com a Sinfônica de Londres e o maestro André Previn; as sonatas para violino de Franck, Debussy e Ravel com a violinista Kyung-Wha Chung; os lieder de Schubert, com Barbara Hendricks; e os duetos de piano de Mozart e Schubert com seu amigo Murray Perahia.  

Confira algumas gravações de sucesso de Radu Lupu no Caderno de Música. Domingo, às 14h30, na MEC FM.


 

 

Tags:  Radu Lupu

Criado em 06/05/2022 - 14:50

Mais do programa