Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Luigi Boccherini é o homenageado do Caderno de Música

No programa, conheça um pouco do estilo e principais obras deste importante compositor e violoncelista italiano do período clássico.

Caderno de Música

No AR em 19/02/2023 - 14:30

O Caderno de Música celebra os 280 anos de nascimento do compositor e violoncelista italiano Luigi Boccherini.

Vindo de uma família de músicos, Luigi Boccherini nasceu em Lucca, na Itália, em 19 de fevereiro de 1743, e com 13 anos fez sua estreia pública como violoncelista. Com aproximadamente 20 anos de idade, Boccherini passou a se apresentar nas cidades de Viena e Paris ao lado do violinista e compositor Filippo Manfredi. A dupla chamou a atenção do embaixador espanhol que se encontrava em Paris, e logo foi contratada pela família real da Espanha.

Até hoje, Boccherini é muito conhecido pelos seus mais de 120 quintetos de cordas. O prolífico compositor também produziu cerca de 100 quartetos e diversas outras obras de câmara, além de mais de 20 sinfonias e importantes concertos virtuosísticos para violoncelo. Em muitas de suas obras, ele se utilizou do idioma italiano padrão, porém, inovando com melodias ornamentadas e complexas passagens agudas para o violoncelo. 

Com predomínio do estilo leve e cortês (típico do período Rococó), Luigi Boccherini, já na sua fase final, passou a adotar uma característica mais pessoal, com obras cada vez mais ricas em detalhes, principalmente nas texturas e na inclusão de ritmos sincopados. Além de suas famosas peças instrumentais, ele também compôs um Stabat Mater, alguns villancicos, obras litúrgicas, uma ópera, uma cantata e dois oratórios.

Luigi Boccherini faleceu em Madri, na Espanha, em 28 maio de 1805. Por ter vivido e trabalhado durante boa parte da sua vida neste país, o compositor recebeu forte influência da música espanhola. Tal característica se reflete em suas diversas obras para violão, sendo a mais famosa delas o “Fandango”, do Quinteto em Ré maior, uma das obras que serão apresentadas no programa.

 

Criado em 19/02/2023 - 14:30

Mais do programa