Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Caderno de Música destaca a brasilidade de Villa-Lobos

Programa celebra o Dia Nacional da Música Clássica e aborda as diferentes culturas que influenciaram no estilo de Villa-Lobos

Caderno de Música

No AR em 05/03/2023 - 14:30

No mês de março, mais especificamente no dia 5, comemora-se o Dia Nacional da Música Clássica. Este dia, instituído em 2009 pelo presidente Lula, é uma homenagem feita ao nascimento de um dos maiores compositores brasileiros de todos os tempos: Heitor Villa-Lobos.

E o Caderno de Música deste domingo (5) traz um pouco da "brasilidade" de Villa-Lobos, observando como os elementos da cultura do nosso país aparecem em suas obras, vindas de diversas experiências vividas pelo próprio compositor. 

Villa-Lobos sempre gostou de viajar e de conhecer as inúmeras culturas existentes no nosso país. Na infância, morou em cidades do interior do estado do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. Nessas viagens, entrou em contato com um tipo de música diferente da que estava acostumado a ouvir: a música rural. Deliciava-se com as modas caipiras, com os tocadores de viola, e com músicas folclóricas brasileiras que, mais tarde, se tornaram universais pelas suas obras. A música que mais demonstra as impressões do compositor em viagens, em trens de ferro, é o quarto movimento das Bachianas Brasileiras número 2, também conhecido como O Trenzinho do Caipira. Villa-Lobos utilizou a combinação de diferentes e inusitados recursos tímbricos dos instrumentos tradicionais da orquestra, imitando o movimento de uma locomotiva e proporcionando um original colorido orquestral.

Por onde passava, Villa-Lobos ia recolhendo temas folclóricos, que utilizou não apenas nas composições, como no trabalho de educação musical, quase 30 anos depois, pela coleção Guia prático. Apesar de não ter a pretensão de se tornar um especialista em folclore, esse tipo de música acabou formando a sua personalidade musical e forjando um estilo próprio. Para muitos, Villa-Lobos imortalizou algumas canções infantis de tradição oral que, se não tivessem sido transformadas e utilizadas em suas obras, poderiam ter se perdido ao longo do tempo. As 12 pequenas peças para piano solo intituladas Cirandas, foram inspiradas em canções folclóricas infantis de norte a sul do Brasil e capturam a poesia escondida no inconsciente coletivo dos brasileiros.

Entre todas as influências de elementos brasileiros que a música de Villa-Lobos recebeu, a indígena é, talvez, a mais recorrente. Diversas obras do compositor possuem temas que remetem a essa cultura, como Dança do Índio Branco, O canto do Pajé e Duas Lendas Ameríndias em Nheengatu. Algumas características da música indígena são constantemente utilizadas em suas peças, como o uso do paralelismo melódico, a sequência melódica com pequenos saltos ou em grau conjunto, e o uso de ostinatos.

Além dos elementos já citados, podemos destacar também os da música africana em Villa-Lobos, em obras como As danças características africanas e Xangô. Ressaltamos ainda a influência que Villa-Lobos adquiriu da música praticada nas ruas do Rio de Janeiro, que deu origem aos seus famosos Choros. O estilo traz a união de elementos da música europeia e africana. 

 
 

Tags:  Villa-Lobos

Criado em 05/03/2023 - 14:30

Mais do programa