O Caderno de Música deste domingo (5) traz mais uma edição da série “Biografias” e apresenta a vida e obra de Tchaikovsky, em homenagem aos 130 anos de sua morte.
Piotr Ilich Tchaikovsky é conhecido por suas obras icônicas que definiram a era romântica da música clássica russa. Ele nasceu em 7 de maio de 1840 na província de Vyatka e já demonstrava talento ao piano desde os cinco anos de idade. Inicialmente encorajado pela família a seguir a música, os pais passaram a se preocupar com o futuro financeiro do filho. Como resultado, em 1850, Tchaikovsky foi matriculado na Escola de Direito de São Petersburgo, onde permaneceu estudando por nove anos. Durante esse período, aos 14 anos, Tchaikovsky ainda passou pela tragédia da morte de sua mãe, vítima da cólera. Após deixar a Escola de Direito e trabalhar como funcionário público, Tchaikovsky tomou uma decisão audaciosa aos 26 anos, em 1863: ele abandonou a segurança do serviço público para estudar música no Conservatório de São Petersburgo, onde aprofundou seus conhecimentos em composição, piano, flauta e órgão.
Entre os compositores russos de sua época, Tchaikovsky destaca-se como o mais popular e universalista, unindo a riqueza da música tradicional russa com as técnicas das escolas composicionais europeias. E entre os românticos, ele é, sem dúvidas, um dos mais versáteis, sendo não apenas um mestre das sinfonias, mas também um prolífico criador de aberturas, poemas sinfônicos, concertos, óperas, balés, além de obras vocais, solos e música de câmara.
A personalidade de Tchaikovsky era conhecida por uma instabilidade emocional, resultado de sua suposta homossexualidade não assumida, em uma época marcada pela forte intolerância. O fato é relatado, inclusive, em diários e cartas do compositor, porém de forma não explícita. Muitos afirmam que seu casamento com Antonina Milyukova foi uma tentativa de se adequar às expectativas sociais, apesar de sua verdadeira identidade. A história dessa turbulenta e complexa relação foi recentemente contada (com toques de ficção e realismo mágico) no filme “A Esposa de Tchaikovsky”, do diretor russo Kirill Serebrennikov, lançado em março de 2023.
O Caderno de Música vai ao ar neste domingo, às 14h30, na Rádio MEC.