Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça mais sobre a música feita na Alemanha

Conheça um pouco da cultura e algumas características da música feita

Durante todo o mês de Abril, o Caderno de Música fará uma viagem pelo mundo, abordando as músicas de diferentes países. E neste sábado (04), o programa vai destacar a cultura e algumas características da música feita na Alemanha.

 

Os primeiros registros que se tem de música feita na Alemanha datam do século 12 e 13, época em que surgiram os “minnesingers” ou menestréis, influenciados pelos trovadores franceses. Posteriormente, entre a sociedade burguesa, surgiram os “meistersingers”, ou mestres cantores, que incluíam em seu repertório arranjos de melodias populares.

 

A arte destes “meistersingers” atravessou os séculos e foi lembrada por Wagner em “Os mestres cantores de Nuremberg", na qual o compositor rendeu homenagens a Hans Sachs, um meistersinger do século 16 que no drama wagneriano do século 19 é retratado como personagem para a voz de baixo-barítono.

 

No programa, músicas escritas por compositores alemães do barroco até os dias atuais. 

 

Caderno de Música vai ao ar no sábado, às 11h30, na MEC FM Rio.



Criado em 02/04/2015 - 22:13 e atualizado em 03/04/2015 - 17:05

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Mais do programa