Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Caderno de Música homenageia Nino Rota, famoso compositor de trilhas sonoras

O programa faz uma homenagem ao aniversário deste importante

O Caderno de Música deste sábado (3) homenageia um dos maiores compositores de trilha sonora que já existiu, o italiano Giovanni Rota Rinaldi, mais conhecido como Nino Rota.

Nascido em Milão em 3 de dezembro de 1911, Nino Rota veio de uma família de músicos. Quando criança, teve aulas particulares com Ildebrando Pizzetti. Com apenas onze anos de idade, escreveu seu primeiro oratório, “L'infanzia de San Giovanni Battista”, que foi executado no ano seguinte em Milão e Paris. Nino também compôs uma comédia lírica de três atos intitulada “Il principe porcaro”, quando tinha apenas treze anos de idade. A partir daí, escreveu mais de dez óperas, além de cinco balés, inúmeros trabalhos para orquestra sinfônica e de câmara, instrumentos solistas e coral, trilhas para produções teatrais de Viconti, Zeffirelli e Eduardo De Fillippo, além das mais de 150 partituras para cinema.

Nino fez a música para filmes de importantes diretores italiano e internacionais, como Renato Castellani, Luchino Visconti, Franco Zeffirelli, Mario Monicelli, Francis Ford Coppola e, em especial, Federico Fellini.

Confira um pouco mais da história de Nino Rota, no Caderno de Música, que vai ao ar neste sábado, às 11h45, na MEC FM.

 

 

 

Criado em 30/11/2016 - 10:43 e atualizado em 07/12/2016 - 19:29

Mais do programa