A escritora e consultora literária Dinorá Couto Cançado apresenta três novas sugestões de leitura. A primeira dica é o livro "Noite de cão", da escritora Graça Lima, professora da Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro. O livro não tem texto, apenas imagens, o que permite ao leitor imaginar sua própria história (ou várias histórias) baseada nas ilustrações. O título se baseia na história de um cachorrinho incansável que tenta chamar a atenção da lua e provoca a criatividade do leitor.
Confira também: Voto feminino: professora nordestina foi primeira eleitora do Brasil
A segunda dica é o livro "As cores do amor", do jornalista e escritor Luciano Trigo, do Rio de Janeiro, com ilustrações de Mariana Massarani. O livro conta a história da transformação de um sentimento em algo concret, por meio da história da menina Penélope que pediu para a mãe desenhar o amor. É classificado como literatura infanto-juvenil.
Da autora brasiliense Gacy Simas , a terceira dica de leitura é "Dona Aranha e a fadinha" que é uma fábula com lições sobre altruismo, companheirismo, autoestima e respeito. O amor maternal é mostrado de forma plena entre Dona Aranha e seu filhote: ela queria encontrar a Fada dos Desejos para realizar um sonho do seu filho. No final, o livro é enriquecido com um mini-dicionário ilustrado de flores e significados . O copo de leite, por exemplo, significa pureza, inocência. Indicado para crianças de 6 aos 11 anos.
Confira na íntegra as Dicas de Leitura desta edição do Cotidiano. O programa vai ao ar de segunda a sexta, às 14h, na Rádio Nacional de Brasília, uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A apresentação é da jornalista Luiza Inez Vilela.