Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

60 anos da Nacional de Brasília: há 31 anos no ar, o Revista Brasil tem como foco a notícia

A Rádio Nacional AM de Brasília completa 60 anos no dia 31 de maio de 2018

Especiais

No AR em 14/11/2017 - 15:59

No dia seis de agosto de 1986, entrava no ar o programa Revista Brasil. Sob o comando do apresentador Valter Lima, o novo programa da Rádio Nacional AM de Brasília foi concebido para mudar a forma de fazer rádio no Brasil.

Desafiou os mais descrentes quando se propôs a focar na notícia e fez história nas ondas do rádio, como conta Valter: "mas é que o rádio para poder sobreviver tem que estar sempre sendo mutante. E o Revista chegou para ser um novo modelo de programação dentro do rádio. Focar na notícia."

Clique no player abaixo e ouça o Revista Brasil.

E nessa linha de mudar, repaginar, inovar e renovar, o Revista contou também com a participação da jornalista que também já comandou o programa, Andhra Tavares, e que foi responsável por uma das mutações do Revista Brasil nesses 31 anos de vida. "Eu fui convidada a fazer a produção e repaginar o Revista Brasil. Aí, eu entrei no Revista Brasil e a gente começou a fazer um novo tipo de programa... com entrevistas nacionais, formando uma rede com as nossas emissoras no Rio, na Amazônia. Era o Revista Nacional na época. Não era o Revista Brasil. Hoje o Revista Brasil... era Revista Nacional da época... E fiquei lá durante anos, quase 20 anos fazendo o programa com o Valter", relembra.

E nesses anos, que já podem ser contados em décadas, a prestação de serviços sempre foi uma característica da Rádio Nacional e do Revista Brasil. E, não aleatoriamente, dentre casos que marcaram a carreira do apresentador Valter Lima, está o surto de cólera que abalou o  Brasil e o mundo na década de 90. "Em 92, quando se começou a ter notícia que a cólera estava surgindo lá no Alto Solimões o Revista foi deslocado e então formamos uma uma equipe e fomos lá naqueles locais que eu jamais imaginava na minha vida chegar, nas regiões ribeirinhas, nas aldeias indígenas. Passamos 20 dias lá, e o foco era justamente contar para as grandes populações que tinha uma equipe lá trabalhando para não deixar o vírus descesse o Solimões e atingir os grandes centros porque senão seria uma catástrofe. Então foi realmente um trabalho muito grande", conta.

O Revista Brasil é um dos programas mais antigos da Rádio Nacional AM de Brasília.

Reportagem: Mariana Martins

Produção: Radiojornalismo

Criado em 14/11/2017 - 15:59

Mais do programa