Se há um produtor que deu voz e vez ao músico brasileiro, principalmente aos que se dedicam à música de concerto, esse é Lauro Gomes. Ele trouxe o prestígio de músicos consagrados para os ares da Rádio MEC, mas também deu palco e vez para os iniciantes, revelando talentos e alavancando carreiras.
Lauro Gomes morreu aos 83 anos, nesta sexta-feira (12/03), vítima de uma parada cardíaca no hospital onde tratava de um câncer recém descoberto.
O mineiro que nasceu em 23 de março de 1937, começou sua trajetória na Rádio MEC (à época, ainda Rádio Ministério da Educação e Cultura) em 1974, e em mais de quarenta anos, ele produziu inúmeros programas, além de colaborar com tantos outros em uma carreira que teve importante papel na construção da imagem que a Rádio MEC mantém junto aos ouvintes.
O primeiro desafio, logo nos seus primeiros anos de emissora, foi organizar a programação da Rádio MEC, buscando uma identidade própria para ela – identidade que perpassou por sua paixão pela música, tanto a clássica quanto a popular.
Ainda nos anos 1980, Lauro Gomes assumiu a produção do programa “Música e Músicos do Brasil”. Importante marco da radiofonia brasileira, o programa está no ar há mais de sessenta anos.
Já nos anos 2000, produziu diversos ciclos de programas em homenagem a grandes nomes da música clássica brasileira, como Guiomar Novaes, Francisco Mignone e Nelson Freire.
No início de 2020, antes da pandemia do novo coronavírus, Lauro Gomes foi o primeiro convidado a participar do projeto Memória Rádio MEC, uma parceria da emissora com a Gerência de Acervo da EBC que resgata histórias que contribuem para a construção da memória da EBC.
O Memória Rádio MEC apresenta em quatro programas dedicados às produções de Lauro Gomes na MEC, algumas das belezas que ele promoveu. Você vai ouvir entrevistas e registros musicais presentes em nosso acervo, além do depoimento do próprio Lauro, gravado em evento realizado no dia 12 de fevereiro de 2020.
Neste primeiro programa que abre a série, confira entrevistas realizadas por Lauro com Francisco Mignone, Nelson Freire e Bidú Sayão.
Clique abaixo e acompanhe os temas dos próximos programas da série: