Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Memória Rádio MEC homenageia o radialista Lauro Gomes

Lauro Gomes, que faleceu nesta sexta-feira (12/03) , atuou na Rádio MEC por mais de 40 anos, deixando um legado inesquecível para o rádio e para a música

Memória Rádio MEC 100 anos

No AR em 12/03/2021 - 11:00

Se há um produtor que deu voz e vez ao músico brasileiro, principalmente aos que se dedicam à música de concerto, esse é Lauro Gomes. Ele trouxe o prestígio de  músicos consagrados para os ares da Rádio MEC, mas também deu palco e vez para os iniciantes, revelando talentos e alavancando carreiras.

Lauro Gomes morreu aos 83 anos, nesta sexta-feira (12/03), vítima de uma parada cardíaca no hospital onde tratava de um câncer recém descoberto.

O mineiro que nasceu em 23 de março de 1937, começou sua trajetória na Rádio MEC (à época, ainda Rádio Ministério da Educação e Cultura) em 1974, e em mais de quarenta anos, ele produziu inúmeros programas, além de colaborar com tantos outros em uma carreira que teve importante papel na construção da imagem que a Rádio MEC mantém junto aos ouvintes.

O primeiro desafio, logo nos seus primeiros anos de emissora, foi organizar a programação da Rádio MEC, buscando uma identidade própria para ela – identidade que perpassou por sua paixão pela música, tanto a clássica quanto a popular.

Ainda nos anos 1980, Lauro Gomes assumiu a produção do programa “Música e Músicos do Brasil”. Importante marco da radiofonia brasileira, o programa está no ar há mais de sessenta anos.

Já nos anos 2000, produziu diversos ciclos de programas em homenagem a grandes nomes da música clássica brasileira, como Guiomar Novaes, Francisco Mignone e Nelson Freire.

No início de 2020, antes da pandemia do novo coronavírus, Lauro Gomes foi o primeiro convidado a participar do projeto Memória Rádio MEC, uma parceria da emissora com a Gerência de Acervo da EBC que resgata histórias que contribuem para a construção da memória da EBC.

O Memória Rádio MEC apresenta em quatro programas dedicados às produções de Lauro Gomes na MEC, algumas das belezas que ele promoveu. Você vai ouvir entrevistas e registros musicais presentes em nosso acervo, além do depoimento do próprio Lauro, gravado em evento realizado no dia 12 de fevereiro de 2020.

Neste primeiro programa que abre a série, confira entrevistas realizadas por Lauro com Francisco Mignone, Nelson Freire e Bidú Sayão.

Clique abaixo e acompanhe os temas dos próximos programas da série:

Programa 2

Programa 3

Programa 4

Programa 5

Programa 6

Tags:  Lauro Gomes

Criado em 12/03/2021 - 16:00 - Episódio Lauro Gomes - programa 1 - depoimentos

Mais do programa