Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Na Trilha da História revela os bastidores da Independência

A historiadora Lúcia Bastos comenta como a transferência da Família Real para o Rio de Janeiro e a Revolução do Porto influenciaram no processo de Independência do Brasil

Na Trilha da História

No AR em 05/09/2017 - 09:50

O Na Trilha da História desta semana tem como tema a independência do país e os eventos históricos que levaram o Brasil a se separar de Portugal. A entrevistada deste episódio é a historiadora Lúcia Bastos, professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e uma das organizadoras do livro "Às armas, cidadãos! Panfletos manuscritos da Independência do Brasil (1820-1823)".

Ela explica como a transferência da família real para o Rio de Janeiro e a Revolução Liberal do Porto foram determinantes no processo de independência.

Ouça o programa completo no player acima.

Livro organizado pela historiadora Lúcia Bastos sobre os panfletos da época da independência do Brasil

Livro organizado pela historiadora Lúcia Bastos sobre os panfletos da época da independência do Brasil (Foto: Isabela Azevedo/EBC)

 

Trilha Sonora

Confira a lista de músicas deste episódio: "História da Liberdade no Brasil" (composição de Áureo Campagnac de Souza e Aurinho da Ilha / interpretação de Martinho da Vila); "A independência - um império para Dom Pedro I" (composição de Salomão Habib e Valdecir Palhares / interpretação de Salomão Habib); "Dia do Fico" (composição de Cabana / interpretação de Paulinho Moska); "Heróis da Liberdade" (composição de Mano Décio da Viola, Manuel Ferreira e Silas de Oliveira / interpretação de Maria Rita); e "Fado Adeus" (composição de Vitorino / interpretação de Carminho).

Confira aqui os horários do programa:
Sábado, 16h: Rádio Nacional FM Brasília 96,1 MHz, com reprise na quarta, às 23h;
Sábado, 11h: Rádio Nacional AM Brasília 980 KHz, com reprise no domingo, às 6h;
Sábado, 6h: Rádio Nacional do Rio de Janeiro 1.130KHz;
Sábado, 17h: Rádio MEC AM do Rio de Janeiro 800KHz;
Domingo, 6h (horário de Brasília): Rádio Nacional da Amazônia 11.780KHz e 6.180KHz em rede com a Rádio Nacional do Alto Solimões AM 670KHz, FM 96,1MHz.

O Na Trilha da História é apresentado pela jornalista Isabela Azevedo. Sugestões para o programa podem ser enviadas para culturaearte@ebc.com.br.

Os áudios do Na Trilha da História podem ser disponibilizados para retransmissão em emissoras de rádios sem fins lucrativos, desde que não sejam editados e mantenham o crédito da Rádio Nacional e da Rádio MEC - Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Em caso de interesse, envie um e-mail para culturaearte@ebc.com.br.   

Criado em 05/09/2017 - 09:58 - Episódio Na Trilha da História - Independência do Brasil

Mais do programa