Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Na Trilha da História relata a trajetória de importantes mulheres brasileiras

Pesquisador Paulo Rezzutti fala sobre mulheres importantes para a história do Brasil, mas que raramente ganham espaço nos livros didáticos

Na Trilha da História

No AR em 18/06/2019 - 12:51

Mulheres guerreiras, precursoras, libertárias. Esse é o perfil das personagens históricas cujas vidas são lembradas no Na Trilha da História desta semana. O convidado é o pesquisador Paulo Rezzutti, autor do livro “Mulheres do Brasil – A história não contada”, lançado pela editora Leya.

Durante a entrevista, o escritor fala sobre Maria Quitéria e Maria Felipa, as baianas que pegaram em armas para ajudar na independência do Brasil, a atriz Leila Diniz,  que desafiou os padrões machistas dos anos 70, além de várias outras mulheres com grande importância, mas que raramente conquistam espaço nos livros de história.

Ouça no player acima.

Trilha Sonora

Todas as músicas deste episódio são interpretadas por Rita Lee. Confira a lista trilha: “Todas as mulheres do mundo”(Rita Lee e Roberto de Carvalho); “Pagu”(composição e interpretação de Rita Lee e Zélia Duncan); “Cor de Rosa Choque” (Rita Lee e Roberto de Carvalho); “Luz del Fuego”(composição de Rita Lee / interpretação de Rita Lee e Cássia Eller); “Elvira Pagã” (Rita Lee e Roberto de Carvalho).

Confira os horários do programa:

Sábado, 16h: Rádio Nacional FM Brasília 96,1 MHz, com reprise na quarta-feira, às 23h;

Sábado, 11h: Rádio Nacional AM Brasília 980 kHz; com reprise no domingo, às 11h;

Sábado, 6h: Rádio Nacional do Rio de Janeiro 1.130kHz;

Sábado, 18h: Rádio MEC do Rio 800kHz, com reprise no domingo, às 7h;

Sábado, 13h (horário de Brasília): Rádio Nacional da Amazônia 11.780kHz e 6.180kHz em rede com a Rádio Nacional do Alto Solimões AM 670 kHz, FM 96,1 MHz, com reprise no domingo, às 6h.

O Na Trilha da História é apresentado pela jornalista Isabela Azevedo. Sugestões para o programa podem ser enviadas para culturaearte@ebc.com.br.

Os áudios do Na Trilha da História podem ser disponibilizados para retransmissão, sem fins comerciais, por meio da licença Creative Commons CC BY-NC-ND. Esta licença permite que os programas sejam retransmitidos desde que não sejam editados e mantenham o crédito da Rádio Nacional e da Rádio MEC - Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Em caso de interesse, basta enviar um e-mail para culturaearte@ebc.com.br.

Criado em 18/06/2019 - 12:51

Mais do programa