Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Na Trilha da História mostra as origens do jazz

Maestro Alexandre Innecco explica o surgimento do gênero musical em Nova Orleans e a migração dos músicos para o norte dos Estados Unidos

Na Trilha da História

No AR em 09/09/2019 - 13:59

O Na Trilha da História desta semana traz o primeiro de dois episódios sobre a trajetória do jazz. O entrevistado é o maestro Alexandre Innecco, mestre em regência pela Missouri University e idealizador do Espaço Cultural Alexandre Innecco (ECAI), que realiza diversos eventos sobre arte. Neste mês, a instituição promove um curso sobre a história do jazz.

Maestro Alexandre Innecco com a apresentadora Isabela Azevedo


Este primeiro episódio concentra-se nas origens do jazz. Durante a entrevista, Alexandre Innecco mostrou que o gênero musical surgiu no início do século XX a partir de dois ritmos: o ragtime e o blues. Ele também descreveu a Nova Orleans daquela época. Considerada o berço do jazz, a cidade reunia diversas influências culturais, já que sua população era formada por descendentes de franceses, ingleses e de escravos africanos. O maestro explicou, ainda, como as pequenas bandas de jazz evoluíram para grandes conjuntos.

 

Curso sobre a história do jazz

O maestro Alexandre Innecco promove, a partir do dia 16 de setembro, um curso sobre a história do jazz. São quatro encontros, sempre às segundas-feiras, com duração de uma hora. Os temas são os seguintes: o jazz de Nova Orleans (16/09), as big bands (23/09), o jazz vocal (30/09) e o bebop (07/10). As aulas vão ocorrer no ECAI, em Brasília, na 116 norte. Todas as informações sobre as aulas estão disponíveis no site do ECAI.

 

Trilha Sonora

Confira a trilha sonora deste episódio: “They can't take that away from me” (composição de George Gershwin e Ira Gershwin / interpretação de Ella Fitzgerald e Louis Armstrong); “Doctor Jazz” (composição de Joe King Oliver e Walter Melrose / interpretação de Jelly Roll Morton and his Red Hot Peppers); “When the Saints Go Marching in” (música tradicional interpretada por Louis Armstrong e a banda All Stars); “Heebie Jeebies” (composição de Boyd Atkins e Herbert Stothart / interpretação de Louis Armstrong e o grupo Hot Five); “Dixie Jass One-Step” (composição e interpretação da Original Dixieland Jass Band); “Take the A train” (composição de Billy Strayhorn / interpretação de Duke Ellington e sua orquestra); “Minor Swiing” (composição e interpretação de Django Reinhardt e Stéphane Grappelli); “Without your love” ( composição de John Lange e Fred Stryker / interpretação de Billie Holiday); e “Sing, Sing, Sing” (composição de Louis Prima e interpretação de Benny Goodman e sua orquestra).

 

Confira os horários do programa:

Sábado, 14h: Rádio Nacional FM Brasília 96,1 MHz, com reprise na quinta-feira, às 22h;

Sábado, 19h: Rádio Nacional AM Brasília 980 kHz; com reprise no domingo, às 11h;

Sábado, 6h: Rádio Nacional do Rio de Janeiro 1.130kHz;

Sábado, 17h: Rádio MEC do Rio 800kHz, com reprise no domingo, às 7h;

Sábado, 13h (horário de Brasília): Rádio Nacional da Amazônia 11.780kHz e 6.180kHz em rede com a Rádio Nacional do Alto Solimões AM 670 kHz, FM 96,1 MHz, com reprise no domingo, às 6h;

Quarta-feira, 23h: Rádio MEC FM 99,3 MHz do Rio de Janeiro.

 

O Na Trilha da História é apresentado pela jornalista Isabela Azevedo. Sugestões para o programa podem ser enviadas para culturaearte@ebc.com.br.

Tags:  Jazz

Criado em 09/09/2019 - 14:10 - Episódio Na Trilha da História - As origens do jazz

Mais do programa