Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Na Trilha da História narra a vida de Dom Pedro II

Biógrafo Paulo Rezzutti dá detalhes sobre a personalidade, a vida pessoal e o perfil político do imperador brasileiro

Na Trilha da História

No AR em 22/10/2019 - 11:35

O Na Trilha da História desta semana narra a trajetória de Dom Pedro II, que ocupou o trono brasileiro entre 1840 e 1889. O convidado deste episódio é o pesquisador e escritor Paulo Rezzutti, autor do livro “Dom Pedro II – A história não contada”, lançado pela editora Leya.

Ao longo da entrevista, Paulo Rezzutti explica a relação de Dom Pedro II com o poder, relata a infância e descreve a personalidade do príncipe brasileiro. O pesquisador conta, ainda, que ao longo dos 49 anos em que o filho de Dom Pedro I esteve à frente do país, o imperador ficou conhecido como grande incentivador das artes, da ciência e da educação. Ofereceu, inclusive, bolsas de estudo para que artistas e cientistas estudassem no exterior. Em 1889, militares expulsaram toda a família real do Brasil e proclamaram a república.

Livro "Dom Pedro II - a história não contada", de Paulo Rezzutti
Livro "Dom Pedro II - a história não contada", de Paulo Rezzutti, por Isabela Azevedo/EBC

Trilha Sonora

Confira a lista de músicas deste episódio: “Pedro Brasil” (composição de Djavan e interpretação de Joyce Moreno); “Isto é o meu Brasil” (composição de Ary Barroso e interpretação de Maria Bethânia); “Pátria minha / Melodia Sentimental” (poesia de Vinicius de Moraes, composição de Heitor Villa-Lobos e Dora Vasconcelos e interpretação de Maria Bethânia); “O Guarani” (composição de Carlos Gomes e interpretação da Família Lima); e “Last farewell” (composição e interpretação da banda Armahda).

Confira os horários do programa:

Sábado, 14h: Rádio Nacional FM Brasília 96,1 MHz, com reprise na quinta-feira, às 22h;

Sábado, 19h: Rádio Nacional AM Brasília 980 kHz; com reprise no domingo, às 11h;

Sábado, 6h: Rádio Nacional do Rio de Janeiro 1.130kHz;

Sábado, 17h: Rádio MEC do Rio 800kHz, com reprise no domingo, às 7h;

Sábado, 13h (horário de Brasília): Rádio Nacional da Amazônia 11.780kHz e 6.180kHz em rede com a Rádio Nacional do Alto Solimões AM 670 kHz, FM 96,1 MHz, com reprise no domingo, às 6h;

Quarta-feira, 23h: Rádio MEC FM 99,3 MHz do Rio de Janeiro.

 

Na Trilha da História é apresentado pela jornalista Isabela Azevedo. Sugestões para o programa podem ser enviadas para culturaearte@ebc.com.br.

 

Os áudios do Na Trilha da História podem ser disponibilizados para retransmissão, sem fins comerciais, por meio da licença Creative Commons CC BY-NC-ND. Esta licença permite que os programas sejam retransmitidos desde que não sejam editados e mantenham o crédito da Rádio Nacional e da Rádio MEC - Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Em caso de interesse, basta enviar um e-mail para culturaearte@ebc.com.br.

Criado em 22/10/2019 - 11:40 - Episódio Na Trilha da História - Dom Pedro II

Mais do programa