Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Na Trilha da História explica a vida e a obra de Leonardo da Vinci

Além de pintor, o italiano nascido em 1452 foi escultor, arquiteto, engenheiro, músico, matemático e estudioso de anatomia

Na Trilha da História

No AR em 27/02/2020 - 11:36

O Na Trilha da História desta semana tem como tema Leonardo da Vinci e o período do Renascimento. A entrevistada é a filósofa Lúcia Helena Galvão, professora e palestrante da escola de filosofia Nova Acrópole. O artista italiano faleceu em 1519 e entrou para a história como o maior gênio renascentista.

Filósofa Lúcia Helena Galvão com a jornalista Isabela Azevedo


História

Leonardo da Vinci nasceu em 1452 na região da Toscana, perto de Florença, na Itália. Era filho do tabelião Piero da Vinci, que tinha uma boa condição financeira, e da camponesa Caterina Lippi. Eles tiveram uma relação passageira e não foram casados. O menino sempre demonstrou dons para o desenho e, aos 17 anos, passou a trabalhar no ateliê do artista Andrea del Verrocchio.

O aprendiz tinha muito mais talento que o mestre e passou a se dedicar não apenas à arte, mas a uma verdadeira busca pelo conhecimento. Além de quadros como a “Mona Lisa” e a “Última ceia”, Leonardo deixou para posteridade estudos sobre a anatomia humana, a partir da dissecação de cadáveres, além de projetos de engenharia, incluindo uma máquina parecida com o helicóptero.

Autorretrato de Leonardo da Vinci de 1512


 

Trilha Sonora

A trilha sonora deste episódio é formada por peças incluídas no álbum “Leonardo – Shaping the invisible”, lançado em 2019 pelo grupo britânico I Fagiolini. Para formar o repertório, o maestro Robert Hollingworth escolheu composições cuja estética assemelha-se à das obras de Leonardo da Vinci. Cada faixa do disco representa uma obra. Veja a seleção: “Era l’anima mia” (composta em 1605 por Claudio Monteverdi e selecionada para simbolizar o quadro “Mona Lisa”); “Art of Fugue No.1” (composta entre 1740 e 1750 por J.S.Bach e escolhida para representar o “Homem Vitruviano”); “Salvator Mundi” (composição de 1575 de Thomas Tallis  selecionada para representar o quadro “Salvator Mundi”); “Alma Redemptoris Mater” (composição de Tomás Luis de Victoria de 1581 escolhida para simbolizar o quadro “A anunciação”); e “Shaping the invisible” (peça de Adrian Williams de 2018, única composta especialmente para o álbum).

 

Conheça o Na Trilha da História:

 

Confira os horários do programa:

Sábado, 11h: Rádio Nacional FM Brasília 96,1 MHz, com reprise na quinta-feira, às 22h;

Sábado, 11h: Rádio Nacional AM Brasília 980 kHz; com reprise no domingo, às 11h;

Sábado, 6h: Rádio Nacional do Rio de Janeiro 1.130kHz;

Sábado, 17h: Rádio MEC do Rio 800kHz, com reprise no domingo, às 7h;

Sábado, 13h (horário de Brasília): Rádio Nacional da Amazônia 11.780kHz e 6.180kHz em rede com a Rádio Nacional do Alto Solimões AM 670 kHz, FM 96,1 MHz, com reprise no domingo, às 6h;

 

Na Trilha da História é apresentado pela jornalista Isabela Azevedo. Sugestões para o programa podem ser enviadas para culturaearte@ebc.com.br.

 

Os áudios do Na Trilha da História podem ser disponibilizados para retransmissão, sem fins comerciais, por meio da licença Creative Commons CC BY-NC-ND. Esta licença permite que os programas sejam retransmitidos desde que não sejam editados e mantenham o crédito da Rádio Nacional e da Rádio MEC - Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Em caso de interesse, basta enviar um e-mail para culturaearte@ebc.com.br.

 

Criado em 27/02/2020 - 11:55 - Episódio Na Trilha da História - Leonardo da Vinci

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Mais do programa