O Na Trilha da História desta semana tem como tema Leonardo da Vinci e o período do Renascimento. A entrevistada é a filósofa Lúcia Helena Galvão, professora e palestrante da escola de filosofia Nova Acrópole. O artista italiano faleceu em 1519 e entrou para a história como o maior gênio renascentista.
História
Leonardo da Vinci nasceu em 1452 na região da Toscana, perto de Florença, na Itália. Era filho do tabelião Piero da Vinci, que tinha uma boa condição financeira, e da camponesa Caterina Lippi. Eles tiveram uma relação passageira e não foram casados. O menino sempre demonstrou dons para o desenho e, aos 17 anos, passou a trabalhar no ateliê do artista Andrea del Verrocchio.
O aprendiz tinha muito mais talento que o mestre e passou a se dedicar não apenas à arte, mas a uma verdadeira busca pelo conhecimento. Além de quadros como a “Mona Lisa” e a “Última ceia”, Leonardo deixou para posteridade estudos sobre a anatomia humana, a partir da dissecação de cadáveres, além de projetos de engenharia, incluindo uma máquina parecida com o helicóptero.
Trilha Sonora
A trilha sonora deste episódio é formada por peças incluídas no álbum “Leonardo – Shaping the invisible”, lançado em 2019 pelo grupo britânico I Fagiolini. Para formar o repertório, o maestro Robert Hollingworth escolheu composições cuja estética assemelha-se à das obras de Leonardo da Vinci. Cada faixa do disco representa uma obra. Veja a seleção: “Era l’anima mia” (composta em 1605 por Claudio Monteverdi e selecionada para simbolizar o quadro “Mona Lisa”); “Art of Fugue No.1” (composta entre 1740 e 1750 por J.S.Bach e escolhida para representar o “Homem Vitruviano”); “Salvator Mundi” (composição de 1575 de Thomas Tallis selecionada para representar o quadro “Salvator Mundi”); “Alma Redemptoris Mater” (composição de Tomás Luis de Victoria de 1581 escolhida para simbolizar o quadro “A anunciação”); e “Shaping the invisible” (peça de Adrian Williams de 2018, única composta especialmente para o álbum).
Conheça o Na Trilha da História:
Confira os horários do programa:
Sábado, 11h: Rádio Nacional FM Brasília 96,1 MHz, com reprise na quinta-feira, às 22h;
Sábado, 11h: Rádio Nacional AM Brasília 980 kHz; com reprise no domingo, às 11h;
Sábado, 6h: Rádio Nacional do Rio de Janeiro 1.130kHz;
Sábado, 17h: Rádio MEC do Rio 800kHz, com reprise no domingo, às 7h;
Sábado, 13h (horário de Brasília): Rádio Nacional da Amazônia 11.780kHz e 6.180kHz em rede com a Rádio Nacional do Alto Solimões AM 670 kHz, FM 96,1 MHz, com reprise no domingo, às 6h;
O Na Trilha da História é apresentado pela jornalista Isabela Azevedo. Sugestões para o programa podem ser enviadas para culturaearte@ebc.com.br.
Os áudios do Na Trilha da História podem ser disponibilizados para retransmissão, sem fins comerciais, por meio da licença Creative Commons CC BY-NC-ND. Esta licença permite que os programas sejam retransmitidos desde que não sejam editados e mantenham o crédito da Rádio Nacional e da Rádio MEC - Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Em caso de interesse, basta enviar um e-mail para culturaearte@ebc.com.br.