O Na Trilha da História desta semana reuniu um time historiadores para comentar algumas fake news históricas. Os convidados deste episódio são Antonio Barbosa, professor de História Contemporânea da Universidade de Brasília; Renato Drummond Neto, autor do site e do livro Rainhas Trágicas; e o pesquisador Carlos Daróz, especialista em história militar.
Ouça no player acima.
Durante a entrevista, o historiador Antonio Barbosa falou sobre algumas notícias falsas relacionadas à história do Brasil. Contou, por exemplo, sobre um boato que correu na Rua do Ouvidor no Rio de Janeiro, em 1889, que ajudou a arruinar o império brasileiro. Segundo a fofoca, o imperador Dom Pedro II teria mandado prender o marechal Deodoro da Fonseca, que, em seguida, viraria o líder da Proclamação da República.
Já o historiador Renato Drumond Neto abordou as fake news relacionadas à rainha Maria Antonieta, que perdeu a cabeça em 1793, durante a Revolução Francesa. Ele explicou, por exemplo, que vários panfletos da época mostravam a monarca como infiel e esbanjadora de dinheiro dos cofres do reino. O pesquisador revela, ainda, que ela nunca teria recomendado aos franceses famintos que comessem brioches. Renato já participou de um episódio inteiro do Na Trilha da História dedicado apenas à vida de Maria Antonieta. Ouça aqui.
Por fim, o historiador Carlos Daróz contou algumas fake news relacionadas à Segunda Guerra Mundial. Relatou, por exemplo, que os aliados armaram uma operação falsa para despistar os alemães enquanto executavam a invasão na Normandia, na França, conhecida como “Dia D”. Carlos já participou de outro episódio do Na Trilha da História, em que falou sobre o livro "O Brasil na Primeira Guerra Mundial". Ouça aqui.
Trilha Sonora
As músicas deste episódio tratam de boatos, fofocas e avanços da tecnologia. Confira a lista: “Boato” (composição de João Roberto Kelly e interpretação de Elza Soares); “Mentira” (composição de Marcos Valle e Paulo Sérgio Valle / interpretação de Marcos Valle); “Pega na mentira” (composição de Roberto Carlos e Erasmo Carlos / interpretação de Erasmo Carlos); “Falador passa mal” (composição de Jorge Ben e interpretação dos Originais do Samba); “Xô, fofoca” (composição e interpretação de Dudu Nobre); “Ti-ti-ti” (composição de Rita Lee e Roberto de Carvalho / interpretação de Rita Lee); e “Pela internet” (composição e interpretação de Gilberto Gil).
Conheça o Na Trilha da História:
Confira os horários do programa:
Sábado, 11h: Rádio Nacional FM Brasília 96,1 MHz, com reprise na quinta-feira, às 22h;
Sábado, 11h: Rádio Nacional AM Brasília 980 kHz; com reprise no domingo, às 11h;
Sábado, 6h: Rádio Nacional do Rio de Janeiro 1.130kHz;
Sábado, 17h: Rádio MEC do Rio 800kHz, com reprise no domingo, às 7h;
Sábado, 13h (horário de Brasília): Rádio Nacional da Amazônia 11.780kHz e 6.180kHz em rede com a Rádio Nacional do Alto Solimões AM 670 kHz, FM 96,1 MHz, com reprise no domingo, às 6h;
O Na Trilha da História é apresentado pela jornalista Isabela Azevedo. Sugestões para o programa podem ser enviadas para culturaearte@ebc.com.br.
Os áudios do Na Trilha da História podem ser disponibilizados para retransmissão, sem fins comerciais, por meio da licença Creative Commons CC BY-NC-ND. Esta licença permite que os programas sejam retransmitidos desde que não sejam editados e mantenham o crédito da Rádio Nacional e da Rádio MEC - Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Em caso de interesse, basta enviar um e-mail para culturaearte@ebc.com.br.