O Nacional Jovem conversou com a estudante, Sofia de Aquino Ilario, de 16 anos. Ela desenvolveu um projeto que monitora a qualidade da água, usando algas.
Com apenas 13 anos, a estudante teve a ideia do projeto a partir de uma observação das algas que tinham no lago em sua cidade, Londrina. Por meio de pesquisas e testes, Sofia de Aquino descobriu que é possível saber se o lago estava poluído pelas algas, e também melhorar a qualidade da água.
A estudante recebeu desde cedo apoio da escola para a criação do projeto. Hoje, outras instituições investem para que mais pesquisas e testes continuem sendo realizados.
Segundo Sofia, o que ela está realizando pode estimular outros jovens a terem a mesma atitude. "Eu mesma comecei vendo outros alunos do colégio desenvolverem projetos", afirmou. Ela também lembra da importância de ser mulher e estar entrando no ramo da ciência, já que é uma área predominantemente masculina.
O programa Nacional Jovem vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia, e às 15h, na Rádio Nacional do Alto Solimões.