Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Especialista alerta que exposição solar pode causar melanoses e manchas senis nas mãos e face

Mesmo pessoas jovens não estão livres de problemas causados pela exposição ao sol sem proteção

Ponto de Encontro

No AR em 16/10/2018 - 10:00

O Ponto de Encontro desta terça-feira (16) conversa com o médico dermatologista e especialista em dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, Dr. Luciano Morgado. Ele alerta que os males da exposição solar sem proteção são inúmeros, entre eles, as manchas escuras que surgem no dorso das mãos, na face e no colo no decorrer do envelhecimento e que estão relacionadas à quantidade de sol a que a pessoa foi exposta ao longo da vida.

Mesmo pessoas jovens não estão livres dos problemas causados pela exposição sem a devida proteção. O médico ressalta que também é comum em pessoas jovens o surgimento das melanoses na parte superior das costas.

"Tem pessoas que com 35 anos ou 40 já apresentam melanoses. E um local onde aparece muito também é no dorso, na parte superior das costas. Em pessoas que pegam muito sol é comum aparecerem essas manchinhas ali e isso precocemente, em pessoas relativamente jovens devido a esse hábito da exposição solar", explica o Dr. Luciano Morgado.

 

O médico lembra ainda que para a prevenção, a regra é bem simples - deve-se fazer o uso de protetor solar com fator 30 ou superior desde a juventude e evitar os abusos da exposição solar.

 

Ouça a entrevista no player abaixo:

O programa Ponto de Encontro vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 10h, na Rádio Nacional da Amazônia. Também vai ao ar aos sábados, às 7h, e aos domingos, às 8h, na Rádio Nacional do Alto Solimões.

 

Criado em 16/10/2018 - 10:56

Mais do programa