Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Médica fala de prevenção ao AVC

Nesta segunda-feira (29) é comemorado o Dia Mundial do Combate ao AVC

Ponto de Encontro

No AR em 29/10/2018 - 10:00

O Ponto de Encontro desta segunda-feira (29) conversou com a neurologista, presidente da Rede Brasil AVC e vice-presidente da World Stroke, Sheila Martins. Ela fala Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Ouça a entrevista no player abaixo:


A médica explicou que o AVC ocorre quando há uma alteração na circulação cerebral. Isso pode dar-se de duas formas: pelo entupimento ou ruptura de um vaso sanguíneo no cérebro.

Sheila afirmou que 90% dos casos podem ser evitados e citou os principais fatores de risco: pressão alta, diabetes, colesterol elevado, fumar, fibrilação atrial, obesidade, sedentarismo, alimentação inadequada, estresse e depressão.

A neurologista enumerou os sinais de AVC: perda de força ou dormência, dificuldade de falar e enxergar, tontura e dor de cabeça insuportável.

O AVC é mais comum a partir dos 65 anos, mas pode ocorrer em qualquer idade.

Para ajudar na identificação do AVC, é possível fazer alguns testes, como pedir para a pessoa sorrir, erguer os braços e repetir uma frase simples. 

Quanto mais rápido é o socorro, maior a chance de uma recuperação.

Saiba mais

Campanha alerta para os sinais de um AVC e quando procurar ajuda

O programa Ponto de Encontro vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 10h, na Rádio Nacional da Amazônia. Também vai ao ar aos sábados, às 7h, e aos domingos, às 8h, na Rádio Nacional do Alto Solimões.

Tags:  AVC

Criado em 29/10/2018 - 12:05

Mais do programa