O Ponto de Encontro desta segunda-feira (29) conversou com a neurologista, presidente da Rede Brasil AVC e vice-presidente da World Stroke, Sheila Martins. Ela fala Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Ouça a entrevista no player abaixo:
A médica explicou que o AVC ocorre quando há uma alteração na circulação cerebral. Isso pode dar-se de duas formas: pelo entupimento ou ruptura de um vaso sanguíneo no cérebro.
Sheila afirmou que 90% dos casos podem ser evitados e citou os principais fatores de risco: pressão alta, diabetes, colesterol elevado, fumar, fibrilação atrial, obesidade, sedentarismo, alimentação inadequada, estresse e depressão.
A neurologista enumerou os sinais de AVC: perda de força ou dormência, dificuldade de falar e enxergar, tontura e dor de cabeça insuportável.
O AVC é mais comum a partir dos 65 anos, mas pode ocorrer em qualquer idade.
Para ajudar na identificação do AVC, é possível fazer alguns testes, como pedir para a pessoa sorrir, erguer os braços e repetir uma frase simples.
Quanto mais rápido é o socorro, maior a chance de uma recuperação.
Saiba mais
Campanha alerta para os sinais de um AVC e quando procurar ajuda
O programa Ponto de Encontro vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 10h, na Rádio Nacional da Amazônia. Também vai ao ar aos sábados, às 7h, e aos domingos, às 8h, na Rádio Nacional do Alto Solimões.