Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Escolas da rede pública do DF devem ficar sem aulas no segundo semestre

Faltam recursos para compra de materiais pedagógicos, de limpeza e até papel higiênico

Repórter Nacional - Brasília

No AR em 18/07/2017 - 14:36

Mais de 90 escolas da rede pública de ensino devem suspender as atividades do segundo semestre. Segundo o Sindicato dos Professores do Distrito Federal, as escolas não receberam a primeira parcela do Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (PDAF), que deveria ter sido paga em fevereiro deste ano. 

Os recursos do PDAF são liberados desde 2008 pela Secretaria de Educação de acordo com a quantidade de alunos de cada escola. O gestor de cada instituição deve apresentar a prestação de contas referente ao ano anterior. O dinheiro é usado para compra de materiais pedagógicos como pincéis, resma de papel e materiais de limpeza e papel higiênico. Segundo diretor do Sindicato dos professores do Distrito Federal (Sinpro DF), Cláudio Antunes, os docentes precisam tirar do próprio bolso para conseguir dar aulas.

O Subsecretário de Administração Geral da Secretaria de Educação, Isaías Aparecido, alerta que as escolas que tenham alguma pendência ou não prestaram contas referentes ao ano de 2016 não vão receber os recursos do PDAF.

A Secretaria de Educação afirma que o valor total a ser repassado para as 657 escolas do Distrito Federal é de aproximadamente R$ 30 milhões e que já foram repassados R$ 24 milhões. A Secretaria também informou que entre ontem e hoje, 30 escolas já foram pagas e que mais 50 devem receber os recursos até sexta-feira (21).

Ouça a matéria no player acima.

E ainda nesta edição de terça-feira (18) no Repórter Nacional Brasília:

- Fila para mamografia é zerada na rede pública do Distrito Federal;

- Procurador da República, preso em um desdobramento da Operação Lava Jato, vai continuar detido;

- Ministério Público quer anular prazo para que servidores manifestem interesse em serem cedidos ao Instituto Hospital de Base.

Criado em 18/07/2017 - 14:47

Mais do programa