A partir da madrugada desta quinta-feira (09), os funcionários do Metrô do Distrito Federal vão cruzar os braços, em greve. A decisão foi tomada pela categoria, em assembleia realizada no último domingo (05). Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Metroviários do DF (SindMetrô), a principal reivindicação é o reajuste de 8,4%, acordado com o GDF, desde 2015, somados ao retroativo do período.
Outro ponto que levou os trabalhadores do metrô a decidirem pela paralisação, é o cumprimento de convocação de aprovados no concurso. Segundo o Sindmetrô, o GDF garantiu, no último acordo, que convocaria mais de 600 concursados, mas ainda não cumpriu.
Ouça esta edição do Repórter Nacional - Brasília no player abaixo:
A diretora do Sindicato, Renata Campos, relata que o GDF ainda não convocou a categoria para uma nova negociação. Ela explica que a greve será por tempo indeterminado e que o efetivo mínimo de 30% dos trens será respeitado. Apesar disso, ela destacou que os detalhes e o andamento da paralisação serão definidos na véspera da greve, nesta quarta-feira (8).
Em nota, o Metrô DF alega que não foi informado oficialmente sobre a decisão.
Confira também nesta edição:
- Polícia Civil realiza operações contra grilagem de terra