A Universidade de Brasília é a única instituição do Distrito Federal a receber nota máxima do Ministério da Educação no índice geral de cursos avaliados, relativo ao ano de 2016. Das 55 instituições de ensino superior avaliadas, apenas a UnB recebeu conceito cinco para os cursos de graduação.
O Instituto Federal de Brasília, o Centro Universitário Iesb e Unieuro ficaram com nota quatro. A Universidade Católica de Brasília, o Uniceub, a UDF e a Escola Superior de Ciências da Saúde receberam nota três.
O resultado foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. De acordo com reitora da UnB, Márcia Abraão, o resultado coloca a Universidade de Brasília num grupo seleto, em que apenas 1,5% das instituições avaliadas receberam nota máxima, com conceito cinco.
Desde 2014, a UnB está entre as 11 melhores instituições federais de educação superior no País. O conceito obtido no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) também é levado em consideração no cálculo do Índice Geral de cursos avaliados.
Entre os 15 cursos mencionados, seis alcançaram nota cinco: Farmácia, Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia, Serviço Social e Educação Física. Também foi divulgado o conceito preliminar de cursos relacionados a áreas da saúde e afins.
Em 2016, foram qualificadas as graduações em Agronomia, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia e Serviço Social, da UnB. 93% alcançaram nota máxima no conceito preliminar.
Ouça a notícia completa no player.