Por determinação da justiça do trabalho, a greve dos metroviários está encerrada e os trens voltam a circular nesta terça-feira (19) normalmente com todo o efetivo do metrô trabalhando.
A decisão saiu nesta segunda-feira (18) considerando legal a paralisação de pelo menos um mês do serviço. Por isso, os servidores não terão que pagar e nem compensar os dias parados e o metrô DF tem até 90 dias para ajustar os salários conforme a convenção coletiva da categoria de 2015, e tem até um ano para quitar todo o retroativo dos funcionários.
Ouça no player abaixo:
A decisão foi unânime no grupo que cuida dos dissídios coletivos do Tribunal Regional do Trabalho (TRT). Além de dizer que a greve não é ilegal porque os metroviários ficaram sem receber o reajuste da convenção coletiva de dois anos atrás, o relator desembargador André Damasceno também destacou que os funcionários trabalharam no dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
E com o fim da greve, as faixas exclusivas de ônibus na EPTG e na EPNB voltam a ficar proibidas para o tráfego dos demais veículos. A fiscalização volta a partir da 0h01 desta quarta-feira (20).
Confira também nesta edição do Repórter Nacional - Brasília:
- Prazos para pagamentos do IPVA e IPTU 2018 estão definidos
- Volume do Descoberto chega a 18,6%