Foi lançado nesta quarta-feira (31) o aplicativo +Ônibus Brasília, para permitir ao usuário consultar os horários e as linhas dos ônibus em tempo real. A ideia é boa, mas o aplicativo ainda tem alguns problemas.
Tentamos usar o aplicativo na hora do lançamento e ele apresentou algumas falhas, como, por exemplo, mostrar apenas o número da linha e não o nome, o destino do ônibus. Outra simulação que fizemos foi uma ida do TJDFT até o Pátio Brasil. O aplicativo indicou que o próximo ônibus só estaria disponível em 2h. Outros aplicativos de mobilidade, estimaram um tempo de 10 min de ônibus. O secretário Fábio Damasceno, contudo, falou que o aplicativo estava funcionando perfeitamente.
Por enquanto, apenas os ônibus das empresas Piracicabana e Marechal podem ser visualizados. Segundo o governador Rodrigo Rollemberg, a expectativa é que em 90 dias todos os ônibus estejam monitorados.
Para baixar o aplicativo +Ônibus Brasília, o usuário precisa ter um telefone com o sistema operacional Android. Para o sistema operacional IOS, a expectativa é que o aplicativo esteja disponível em aproximadamente 15 dias. O usuário deve fazer a busca da seguinte forma: o sinal do +, ônibus control. Dessa forma, o aplicativo aparece para ser baixado. O acesso ao aplicativo também pode ser feito pela internet, na página do Bilhete Único.
De acordo com o Cronograma do Programa de Mobilidade Urbana do GDF, o rastreamento dos ônibus em tempo real deveria ter ficado pronto em dezembro de 2016.
Ouça no player abaixo:
Confira também nesta edição do Repórter Nacional - Brasília:
- Carnaval de Brasília vai contar com o serviço SOS Criança DF