Abril é o mês de prevenção da crueldade contra animais e os brasilienses estão fazendo a sua parte para protegê-los. Isso porque as denúncias de maus-tratos contra os bichinhos aumentaram nas delegacias do DF. Foram registradas 41 ocorrências do tipo, de janeiro a março deste ano. Na comparação com o mesmo intervalo do ano passado, houve aumento de 19 casos. Em 2017, foram 136 ocorrências e em 2016, 111.
O artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais criminaliza a prática de maus tratos contra animais com pena de detenção de três meses a um ano, mais multa. Além disso, a Constituição Federal prevê em seus artigos 23 e 225 que o governos são responsáveis por proteger a fauna e flora brasileiras.
A presidente da Confederação Brasileira de Proteção Animal, Carolina Mourão, explicou que a União e os Estados têm a obrigação de proteger os animais.
A defensora dos animais Eliana Campos, adotou 19 cães e gatos abandonados, muitos vítimas de maus tratos.
As denúncias de pessoas que cometem atos de crueldade contra animais podem ser feitas diretamente na delegacia mais próxima. Se os policiais se recusarem a registrar o fato, podem ser enquadrados no crime de prevaricação, quando o servidor público deixa de cumprir sua obrigação. Também é possível denunciar pelo whatsapp número 9 8626-1197, pelo telefone 3207-4856 ou pelo e-mail: denuncia197@pcdf.df.gov.br
Ouça também no Repórter Nacional - Brasília:
Grupo é condenado por esquema fraudulento de venda de Kriptacoin