A campanha nacional de vacinação contra gripe vai ser prorrogada até o próximo dia 22. A recomendação é do Ministério da Saúde, que busca atingir a meta de 90% de cobertura vacinal do público-alvo, que no DF está em 77%.
Segundo o secretário de Saúde do DF, Humberto Fonseca, a cobertura média superou 95%, mas esse número foi bem menor entre os grupos prioritários: crianças de 6 meses a cinco anos, grávidas e puérperas, as mulheres que deram à luz há até 45 dias, explica o secretário.
Apesar de ficar abaixo da meta entre os grupos prioritários, a campanha no DF foi um sucesso, de acordo com o secretário de saúde. Ele salienta que a capital federal ficou em terceiro lugar no país, superada apenas pelos estados de Goiás e Amapá.
Já alguns grupos até superaram a meta no DF, caso de idosos, professores e profissionais de saúde. Ou seja, mais pessoas procuraram por imunização em comparação com o ano passado.
A Secretaria de Saúde confirma 10 óbitos por problemas respiratórios causados por gripe, incluindo mortes causadas pelo vírus A H1N1 e o H3N2. Para secretário, o número de casos registrados e de óbitos ficou dentro do esperado pela pasta.
Mais de cem postos de saúde espalhados no DF estão de prontidão para aplicar as 39 mil doses de vacina contra a gripe ainda disponíveis. A previsão da secretaria é que o estoque acabe até a próxima quarta-feira.
Ouça também no Repórter Nacional - Brasília:
- Confira a previsão do tempo para esta segunda-feira
- Começa a temporada do Ipê-roxo no DF