As atitudes impensadas no trânsito são responsáveis por grande parte dos acidentes. Para evitar delitos e até tragédias, cerca de 400 motoristas, que cometeram as mais variadas infrações, participaram hoje do encontro Segurança no Trânsito. O evento é promovido pelo Ministério Público do Distrito Federal a cada três meses. A presença é uma das condições para conseguir benefícios no processo.
O vendedor Sunam Cirilo, um dos participantes, foi pego no teste do bafômetro no ano passado. Ele diz que aprendeu a lição e nunca mais bebeu e dirigiu. Ele conta o que aconteceu no dia em que perdeu a carteira de motorista por dirigir embriagado.
O promotor Criminal de Direitos do Trânsito, Delson Ferro, esclarece que o evento segurança no trânsito não tem o objetivo de explicar as leis de trânsito, mas sim provocar uma mudança de comportamento dos motoristas.
O psicólogo e servidor do Ministério Público do DF, José Vanderlei Santos, explica que o lado emocional dos infratores é trabalhado para que ocorra uma mudança real de comportamento.
O evento é uma iniciativa da Promotoria de Justiça do Paranoá.
Ouça também no Repórter Nacional - Brasília:
- Energia elétrica fica mais cara a partir desta sexta-feira no DF