Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Treze ciclistas perderam a vida no Distrito Federal em 2018

Nesta semana, uma morte na QL 06 do Lago Sul foi somada a esta estatística

Repórter Nacional - Brasília

No AR em 23/08/2018 - 10:21

Muitos brasilienses estão adotando as bicicletas como meio de transporte e para a prática de esportes, mas os acidentes são cada vez mais frequentes. Apenas nesta semana, já ocorreram dois. Um na QL 06 do lago Sul, que resultou na morte do ciclista. O outro, na Esplanada dos Ministérios, deixou o ciclista ferido.

Do começo deste ano até o dia 12 de agosto foram 13 mortes contabilizadas pelo Detran-DF. Apesar do número alto, o departamento afirma que as mortes diminuíram mais de 50% nos últimos dez anos. Em 2007, 52 ciclistas perderam a vida nas pistas do Distrito Federal e no ano passado foram 21.

O coordenador geral ONG Rodas da Paz, Bruno Leite, afirma que nenhuma morte de ciclista no trânsito é aceitável.

"A gente trabalha na Ong querendo colocar para os nossos governantes que a gente tem que trabalhar com o conceito de "visão zero". Nenhuma morte no trânsito é aceitável. Vem diminuindo, mas 15, 20, não é um número nem bom, nem ruim. A gente tem que trabalhar com zero morte no trânsito", explica o coordenador.

 

Bruno acrescenta ser necessário adotar algumas medidas para evitar que outros ciclistas percam a vida nas vias do Distrito Federal.

"Principalmente campanhas de conscientização. A questão da diminuição da velocidade das nossas vias. Brasília tem vias muito rápidas, por exemplo, 70km por hora no Lago Sul. É um bairro residencial onde você está andando a 70km por hora e isso não faz sentido. Você precisa ter uma estrutura eficiente de ciclovias e de ciclofaixas. E, principalmente, conscientização dos motoristas, voltando ao código de trânsito, o maior deve proteger o menor", esclarece.

 

O Detran afirma que tem realizado diversas ações voltadas para o respeito ao ciclista e para o uso seguro das bicicletas nas vias públicas. Entre elas, a campanha Ultrapasse, não Passe para conscientizar sobre a importância de se manter a distância de um metro e meio entre o motorista e o ciclista. Outras iniciativas são os programas Detran na Escola, Cine Pedal Brasil e palestras.

Ouça outros destaques do Repórter Nacional:

- Previsão do tempo para esta quinta-feira.

 

Ouça a íntegra no player abaixo:

Criado em 23/08/2018 - 10:27

Mais do programa