O espaço foi cedido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e funciona no edifício Venâncio 2, no CONIC, próximo à plataforma superior da rodoviária do plano piloto. Segundo o assessor nacional da Cáritas Brasileira, Wagner Cesário, o local é estratégico por estar no centro da cidade.
No espaço, pessoas refugiadas podem participar de cursos de capacitação e ter acesso a outros serviços, a depender da necessidade de cada um. E por falar em cursos, cinco deles estão com inscrições abertas até a próxima quarta-feira (14).
A Língua Portuguesa foi a escolha do refugiado Andrerobert Okondalemba, que veio da República Democrática do Congo, há oito anos, para o Brasil. Mesmo já falando português, ele disse que quer aprender melhor o idioma para ensinar e para ser intérprete de outros refugiados que chegam no país. Ele acredita que essa é uma forma de agradecer.
"Não é fácil você chegar no país e não saber a língua. Por isso, eu aceitei fazer esse curso para poder ajudar os outros", explica Andrerobert.
Entre as opções de cursos, além de Língua Portuguesa, tem Economia Solidária, Legislação Trabalhista, Empreendedorismo e Inclusão Digital. As aulas serão ministradas no local, no Venâncio 2, na sala 104. As inscrições são grauitas e podem ser feitas na internet, em caritas.org.br.
Ouça o Repórter Nacional – Brasília desta sexta-feira (09):