Foi apresentada a proposta que equipara os salários da Polícia Civil do DF aos da Polícia Federal. O planejamento, que concede um reajuste de 37%, em seis parcelas a serem pagas pagas ao longo de três anos, tem que ser aprovado pela categoria antes de ser encaminhado ao governo Federal.
O projeto precisa passar antes pelo Congresso Nacional, porque polícias e bombeiros são pagos com uma parte dos recursos do Fundo Constitucional. O governador Ibaneis garantiu que não vai precisar de reforço nos recursos para conceder os aumentos.
De acordo com o proposto pelo governador, serão duas parcelas anuais, até 2021, depositadas em abril e novembro. A primeira parcela deve ser paga já em abril desse ano.
No primeiro ano, será concedido 10% de reajuste, com impacto financeiro em torno de R$ 100 milhões ao GDF.
Em 2020, serão acrescidos 13% aos salários, e no ano seguinte, 14%.
O governador acrescentou que pode voltar a negociar com a Polícia Civil, caso a Polícia Federal receba algum aumento salarial.
Também está prevista a reabertura do Hospital das Forças Policiais do DF, e um projeto para construção do Hospital do Servidor Público.
Foi anunciado ainda um concurso público para a contratação de 1.500 agentes e 300 escrivães. O edital deve ser publicado até abril desse ano.
Ouça o Repórter Nacional - Brasília: