Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Recuperação da rede publica de saúde foi tema de debate na CLDF

Pauta, proposta pela deputada Arlete Sampaio, do PT, foi discutida entre secretaria de saúde, sindicatos da área, servidores públicos e membros do Conselho de Saúde

Repórter Nacional - Brasília

No AR em 19/02/2019 - 07:55

A recuperação da rede pública de saúde foi tema de debate nesta segunda-feira (18) na Câmara Legislativa do DF. A pauta, proposta pela deputada Arlete Sampaio, do PT, foi discutida entre secretaria de saúde, sindicatos da área, servidores públicos e membros do Conselho de Saúde.

O secretário de saúde Osnei Okumoto falou sobre a situação de emergência na saúde decretada pelo atual governo

O secretário também destacou os problemas causados pela falta de manutenção, tanto em equipamentos quanto em prédios que abrigam hospitais. Ele falou ainda sobre os progressos já alcançados desde o início do programa SOS saúde, como a realização de mais de sete mil cirurgias.

Esse dado, no entanto, foi criticado pelo presidente do Sindicato dos Médicos, Gutemberg Fialho.

Outros participantes do debate defenderam o Sistema Único de Saúde, repudiaram o novo modelo de gestão das UPAs e do Hospital de Santa Maria, aprovado recentemente pela CLDF. As principais críticas são a falta de diálogo do governo com a sociedade, a forma como serão feitas as novas contrações de profissionais para essas unidades, e o medo de que os outros hospitais fiquem ainda mais precários e sem recursos.

Entre as medidas propostas pela Secretaria para melhorar a Saúde, estão as obras e reformas de infraestrutura, a construção de mais cinco unidades básicas de saúde, e a criação de um aplicativo que permitirá direcionar o paciente para o local e o horário que tenha atendimento médico, na especialidade que ele precisa. 

Outros destaques do Repórter Nacional - Brasília desta terça-feira (19), às 7h55:

Criado em 19/02/2019 - 09:24

Mais do programa