A recuperação da rede pública de saúde foi tema de debate nesta segunda-feira (18) na Câmara Legislativa do DF. A pauta, proposta pela deputada Arlete Sampaio, do PT, foi discutida entre secretaria de saúde, sindicatos da área, servidores públicos e membros do Conselho de Saúde.
O secretário de saúde Osnei Okumoto falou sobre a situação de emergência na saúde decretada pelo atual governo
O secretário também destacou os problemas causados pela falta de manutenção, tanto em equipamentos quanto em prédios que abrigam hospitais. Ele falou ainda sobre os progressos já alcançados desde o início do programa SOS saúde, como a realização de mais de sete mil cirurgias.
Esse dado, no entanto, foi criticado pelo presidente do Sindicato dos Médicos, Gutemberg Fialho.
Outros participantes do debate defenderam o Sistema Único de Saúde, repudiaram o novo modelo de gestão das UPAs e do Hospital de Santa Maria, aprovado recentemente pela CLDF. As principais críticas são a falta de diálogo do governo com a sociedade, a forma como serão feitas as novas contrações de profissionais para essas unidades, e o medo de que os outros hospitais fiquem ainda mais precários e sem recursos.
Entre as medidas propostas pela Secretaria para melhorar a Saúde, estão as obras e reformas de infraestrutura, a construção de mais cinco unidades básicas de saúde, e a criação de um aplicativo que permitirá direcionar o paciente para o local e o horário que tenha atendimento médico, na especialidade que ele precisa.
Outros destaques do Repórter Nacional - Brasília desta terça-feira (19), às 7h55: