Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Casos de caxumba no DF dobraram este ano

Os principais sintomas são febre, calafrios, dores de cabeça, musculares, ao mastigar ou engolir, além de fraqueza

Repórter Nacional - Brasília

No AR em 09/05/2019 - 10:22

De janeiro até o final de abril deste ano, 457 pessoas contraíram caxumba aqui no Distrito Federal. No mesmo período do ano passado, foram 222 casos da doença, segundo a Secretaria de Saúde. Os últimos contaminados estudam pedagogia e direito na UDF, na 704 Sul.

Quando duas ou mais pessoas contraem caxumba no mesmo ambiente é considerado surto. Nessas situações, a Secretaria de Saúde deve ser acionada e quem teve contato com o direto com o doente deve receber a vacina contra o vírus, se não tiver duas doses da imunização. Para evitar que a caxumba se prolifere, a pessoa infectada não deve comparecer à escola ou ao trabalho durante dez dias após início dos sintomas.

A caxumba é transmitida por meio de gotas da saliva dos portadores do vírus. A principal característica é o aumento das glândulas salivares próximas aos ouvidos. Os principais sintomas são febre, calafrios, dores de cabeça, musculares, ao mastigar ou engolir, além de fraqueza.

Outros destaques do Repóter Nacional - Brasilia (7h55) desta quinta-feira (9) :

Tags:  caxumba

Criado em 09/05/2019 - 10:27

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Escolha sua manifestação em apenas um clique.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Você será direcionado(a) para o sistema Fala.BR, mas é com a EBC que estará dialogando. O Fala.BR é uma plataforma de comunicação da sociedade com a administração pública, por meio das Ouvidorias.

Sua opinião ajuda a EBC a melhorar os serviços e conteúdos ofertados ao cidadão. Por isso, não se esqueça de incluir na sua mensagem o link do conteúdo alvo de sua manifestação.

Clique aqui para mais informações sobre a Ouvidoria da EBC.

Mais do programa