Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Recomendações feitas pelo TCDF sobre atendimento oftalmológico são descumpridas

A Secretaria de Saúde justificou que mesmo com os problemas identificados os atendimentos dessa especialidade têm aumentado

Repórter Nacional - Brasília

No AR em 30/07/2019 - 19:02

Ao procurar a rede pública de saúde, depois de sentir fortes dores nos olhos, Tatiane Ferreira, de 33 anos, esbarrou na dificuldade de atendimento. A demora no diagnóstico dela resultou na perda de visão:

A descrição coincide com o que foi constato recentemente pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal nos centros oftalmológicos locais. 75% das recomendações da corte para esse setor permanecem descumpridas, desde 2015, pela Secretaria de Saúde.  

De lá pra cá, a única orientação atendida foi a criação do Sistema de Gerenciamento de Equipamentos. Mas ainda há falhas detectadas pelo tribunal nas instalações, equipamentos, instrumentos, guarda e gestão de materiais.

A secretaria de Saúde disse que tem trabalhado para atender à demanda do Tribunal. A coordenadora de Oftalmologia do DF, Núbia Vanessa, explica que uma série de medidas já estão em andamento:

Cerca de 4.500 pessoas ainda aguardam na fila para fazer alguma cirurgia oftalmológica.  

Agora, a corte estabeleceu 180 dias, contados a partir desse mês, para que as exigências sejam atendidas. Em resposta, a Secretaria disse que os projetos de adequação serão cumpridos dentro do prazo.

Clique e confira esta e outras notícias do Distrito Federal:

Criado em 30/07/2019 - 19:07

Mais do programa