Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Área queimada no DF é superior a 4000 gramados do Mané Garrincha

No ano passado, a área queimada foi de quase metade, em comparação com o mesmo período

Repórter Nacional - Brasília

No AR em 21/08/2019 - 07:30

Imagine 15 chamados por dia, para os militares do Corpo de Bombeiros apagarem incêndios florestais, em todo o DF. Essa vem sendo a rotina da corporação, desde o início do ano, e a situação vem piorando, com a falta de chuvas.

Segundo o Corpo de Bombeiros do DF, foram mais de três mil ocorrências, nos sete primeiros meses do ano: um aumento de 20% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registradas mais de 2.400 idas aos locais de incêndio florestal.

O comandante do grupamento de proteção ambiental do Corpo de Bombeiros, tenente coronel Medeiros, explicou que, como choveu muito no início deste ano, a vegetação cresceu bem e virou um prato cheio na estiagem: um pequeno descuido pode gerar um incêndio de proporções enormes.

Até a 1ª quinzena de agosto, foram mais de 4.000 hectares de área queimada no Distrito Federal: para se ter uma ideia do tamanho disso, é como se fossem queimados mais de 4,2 mil gramados do estádio Nacional Mané Garrincha! No ano passado, a área queimada foi de quase metade, em comparação com o mesmo período.

O incêndio florestal traz malefícios a todo tipo de vida: vegetação, animais e ao ser humano, além de poluir o meio ambiente. E para evitar estragos do tipo, a orientação do Corpo de Bombeiros é ter muito cuidado ao acender fogueiras: manter sempre uma distância segura entre a fogueira e a vegetação; jamais colocar fogo para limpeza de terrenos; descartar resto de cigarro apagado em locais adequados e, sempre que identificar fogo, procurar um local seguro e acionar os bombeiros no telefone 193.

Outros destaques do Repórter Nacional - Brasília (7h30) desta quarta-feira (21):

Criado em 21/08/2019 - 09:09

Mais do programa