Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

TJDFT divulga Mapa da Violência contra idosos

O levantamento aponta que as mulheres são as que mais sofrem agressões. E os filhos, os principais agressores

Repórter Nacional - Brasília

No AR em 04/10/2019 - 18:30

Maria de Lurdes da Silva, de 79 anos, sofreu muitos abusos em casa. Entre eles, agressões psicológicas do próprio filho. A realidade de Maria de Lourdes é compartilhada por muita gente. É o que mostra a quarta edição do mapa da violência contra a pessoa idosa divulgado, nesta sexta-feira, pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios.

O levantamento mostra que em 2018, foram recebidas 16.228 denúncias de agressões a idosos em Brasília. A maioria das vítimas eram mulheres entre 60 e 69 anos. E em 57% dos casos os filhos eram os principais agressores. Ceilândia é a região onde há mais casos, com quase 17% das ocorrências. Seguido de Taguatinga, com 10,8%, e do Plano Piloto, com 9%. Os maus-tratos psicológicos e negligência foram os tipos de violência mais comuns. 

Para a juíza Monize Marques, identificar esses problemas é primeiro passo para reverter esse quadro. O mapa da violência contra a pessoa idosa se baseou em dados dos últimos dez anos coletados pelo Disque Direitos Humanos, o Disque 100, do Ministério da Mulher, da família e dos Direitos Humanos.

Além da denúncia anônima através do Disque 100, essas agressões podem ser denunciadas pessoalmente em qualquer delegacia de polícia do Distrito Federal.

 

Criado em 04/10/2019 - 19:01

Mais do programa