A anorexia é o transtorno mental que causa mais mortes. No entanto, não tem a mesma visibilidade que a depressão, o transtorno bipolar e a esquizofrenia. Alguns seriados e filmes puseram o tema em evidência. A iniciativa mais recente foi no rilme "To the Bone" - que em português ganhou o título "O Mínimo para Viver", mas outras produções já abordaram a anorexia, como a telenovela "Páginas da Vida", na qual a bailarina Giselle (vivida pela atriz Pérola Faria) sofreu de anorexia e de bulimia.
A anorexia tem uma taxa de mortalidade de cerca de 20%, entre os pacientes diagnosticados. Para se ter uma ideia, os pacientes com câncer de mama têm uma taxa de sobrevida mais alta. Sobre o assunto, a psicóloga e pesquisadora do CETTAO - Centro de Estudo e Tratamento de Transtornos Alimentares e Obesidade da Santa Casa de Misericórdia do Rio, Mônica Vianna, deu uma entrevista ao programa.
Segundo ela, para ter o diagnóstico de anorexia, o paciente deve apresentar uma perda significativa de peso, de forma a afetar a sua saúde e, mesmo assim, não percebe ou não aceita que está doente. Vianna alerta que a sociedade atual hipervaloriza a magreza e isso colabora para a geração de transtornos alimentares e seus tratamentos.