Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é reaberto aos turistas

O Gestor do Parque, Fernando Tatagiba, afirma que a conscientização coletiva sobre como lidar com fogo precisa aumentar

Revista Brasil

No AR em 02/11/2017 - 14:21

Fechado para visitação turística desde o último dia 17, após ser atingido pelo maior incêndio da história, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO), foi reaberto nesta quarta-feira (1º/11). O fogo foi totalmente extinto na última terça (31/10). 

As chamas atingiram 66,014 mil hectares, o equivalente a 28% do parque. As ações de combate envolveram o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Corpo de Bombeiros do Distrito Federal e de Goiás, além do Grupo Ambientalista do Torto (GAT). Mais de 500 voluntários atuaram em várias frentes e arrecadaram recursos que serão utilizados em treinamentos e ações de prevenção.

O Gestor do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, Fernando Tatagiba, afirma que a conscientização coletiva para lidar com fogo precisa aumentar em todos os setores da sociedade e governo em toda a região do Cerrado. "Quase 100% dos incêndios que incidem sobre o cerrado nessa época do ano têm origem humana, seja intencional, seja de forma acidental. Então preparação, planejamento e concientização são aspectos fundamentais a serem trabalhados na sociedade com relação ao fogo", afirma.

Ouça a entrevista completa cedida no programa Revista Brasil.

Criado em 02/11/2017 - 14:26

Mais do programa