Brasília: 58 anos!
Em 21 de abril de 1960, foi inaugurada, pelo então presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, a 3ª capital do Brasil: Brasília. A partir desta data, iniciou-se a transferência dos principais órgãos da Administração Federal para a nova capital com a mudança das sedes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário federais.
Hoje, reconhecida como Cidade Criativa da Unesco pelo seu design, Brasília chega aos 58 anos esbanjando juventude.
Dirigente de um Brasil em que a esperança era um horizonte, Juscelino Kubitschek transmitia a imagem de um homem feliz e realizador. Identificado com a modernização, seu mandato foi marcado pelo Programa de Metas, pelo impulso da industrialização e do crescimento econômico e pela construção de Brasília.
Para a população urbana, ele foi o 'Presidente Bossa-Nova', próximo das artes e de uma efervescência cultural. E neste sentido, Brasília tem construído um perfil cada vez mais plural na área da cultura, que merece ser celebrada.
Aliás, neste ano, a Secretaria de Cultura diversificou e descentralizou a programação do Aniversário de Brasília, com 32 atividades gratuitas das mais diversas linguagens e expressões artísticas espalhadas por dez regiões administrativas.
Para a tradicional comemoração com shows musicais, neste ano a pasta reservou duas datas: 21 e 22 de abril, no palco montado na Esplanada dos Ministérios.
Esta edição do ‘Revista Brasil’ é especial. Vamos juntos comemorar os 58 anos da nossa capital!