O Revista Brasil desta segunda-feira (3) mostrou que o incêndio do Museu Nacional também destruiu a sala e o acervo do ex-diretor Alípio de Miranda Ribeiro, que era zoólogo e catalogou várias espécies de peixes e outros animais durante a expedição do Marechal Rondon à Amazônia. Alguns livros que ele escreveu estão preservados na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
A guia de turismo Cláudia Lopes Corrêa lamenta a destruição dos trabalhos de seu bisavô e de outros profissionais, mas frisa que momento é de "reflexão a respeito do que estamos fazendo com a memória, com a história, e com todo o legado patrimonial do nosso país”.
Ela lembra sobre a perda definitiva de uma referência para a cultura, turismo e o patrimônio do país, e que o mesmo abandono afeta outras instituições por, segundo ela, omissão, descaso e falta de recursos.
Ouça a entrevista completa no player acima.
O Revista Brasil vai ao ar de segunda-feira a sábado, às 8h, na Rádio Nacional de Brasília. É transmitida de segunda a sexta-feira, às 8h, na Rádio Nacional da Amazônia e na Rádio Nacional do Rio de Janeiro. E também de segunda a sexta-feira, às 6h, na Rádio Nacional do Alto Solimões.