Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Governo propõe dividir dinheiro do pré-sal com parlamentares

Ouça entrevista com o economista José Luis Fevereiro

Revista Brasil

No AR em 04/10/2019 - 11:06

O Revista Brasil repercute a proposta do governo de dividir uma parte do dinheiro do leilão do pré-sal também com deputados federais e senadores, para as emendas parlamentares. O programa entrevistou o economista José Luis Fevereiro para comentar o tema.

Ouça no player abaixo:


A ideia é que um terço do valor seja encaminhado para emendas parlamentares. O restante seria dividido entre municípios e estados.

Ele considera positiva a divisão para estados e municípios, já que foram muito afetados devido à crise, que impacta a arrecadação.

 

"Eles não têm autonomia monetária, não emitem moeda, portanto dependem de arrecadação para fazer face aos seus gastos", afirmou. 

 

Para José Luís, a divisão com os parlamentares não é adequada.

 

"O problema é que as emendas parlamentares, particularmente as individuais, são, na maioria dos casos, por sentido estratégico, que tem mais a ver com o interesse eleitoral do deputado do que com prioridades de gastos e investimentos definidos de forma mais ampla", declarou.

 

Produção: Kátia Lins

Revista Brasil vai ao ar de segunda-feira a sábado, às 8h, na Rádio Nacional de Brasília. É transmitido de segunda a sexta-feira, às 8h, na Rádio Nacional da Amazônia e na Rádio Nacional do Rio de Janeiro.

 

Criado em 04/10/2019 - 11:48

Mais do programa