Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Setembro Verde é mês de conscientização para doação de órgãos

Neste domingo, 27 de setembro, é o Dia Nacional da Doação de Órgãos

Revista Brasil

No AR em 25/09/2020 - 12:13

Dados do Ministério da Saúde apontam que, em 2018, foram realizados cerca de 26,5 mil transplantes. Desses, 8,9 mil foram de coração, fígado, pâncreas, pulmão e rim, sendo este último com o maior número, 6 mil. E 96% desses transplantes foram realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas a demanda é muito maior.

O Revista Brasil desta sexta-feira (25), conversou com a cardiologista Viviane Sabatoski sobre a importância da doação de órgãos, e como esse ato pode salvar inúmeras vidas; mas que ainda é preciso maior conscientização por parte da população.

Segundo a cardiologista, ainda há muita resistência das famílias em doar os órgão dos seus entes queridos. Pode ser pela crença de que o doador não receberá os cuidados necessários para salvar sua vida, ou ainda pela demora no enterro, medo do custo, entre outros fatores.

A médica alerta ainda para a importância de o doador conversar com a família sobre o seu desejo de doar os órgãos, após o óbito. Ela explica que, pela legislação brasileira, após a morte, mesmo que o indivíduo seja doador, prevalece a vontade da família

Ouça a entrevista no play abaixo

Criado em 25/09/2020 - 12:18

Mais do programa