O Revista Brasil desta quinta-feira (3) conversou com o diretor-geral do Detran-DF, Zélio Maia. Ele falou sobre a identificação biométrica, que vai se tornar obrigatória para os motoristas da categoria B a partir do dia 8 de fevereiro. Quem for tirar, renovar e mudar de categoria a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) terá de fazer esse processo.
Ouça a entrevista completa no player acima.
De acordo com o diretor, o grande objetivo deste procedimento é a segurança, com o intuito de acabar com as fraudes. Segundo ele, o motorista pode fazer o cadastro no próprio aplicativo do Detran. Dessa forma, a pessoa pode receber a CNH pelo próprio aplicativo do órgão, o que traz mais segurança ao cidadão.
“Nós expandimos a coleta biométrica para os postos do Na Hora, antes era só no Detran. Hoje temos 12 postos de coleta biométrica. Você faz a renovação, vai até à clínica, faz os exames e vai ao Detran, e faz a coleta biométrica e pronto”, orienta Zélio ao explicar o processo que o motorista comum terá de fazer a partir da próxima terça-feira (8).