Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Tremor Essencial: saiba o que é

Neurologista esclarece distúrbio do sistema nervoso que causa agitação mas é diferente do Mal de Parkinson

Revista Brasil

No AR em 25/05/2022 - 09:40

O Revista Brasil convidou o médico neurologista João Brainer, professor titular de Neurologia do curso de medicina do Centro Universitário São Camilo (SP), para falar sobre uma doença do sistema nervoso que causa agitação, mas não está relacionada ao Mal de Parkinson: o Tremor Essencial.

O Tremor Essencial é uma condição genética no qual a pessoa tem algum tremor e este se apresenta, por exemplo, quando ela vai pegar uma xícara, mas pode afetar também cabeça, voz, braços ou pernas.

Segundo ele, além do padrão de tremor, que é um tremor de "contagem de moedas", a doença de Parkinson provoca lentificação de movimentos, tendência a quedas e a clássica rigidez. Há também sintomas neuropsiquiátricos, como, por exemplo, a depressão, insônia, alteração no padrão do sono e perda de olfato. Portanto, os padrões do Parkinson são mais complexos do que os padrões do Tremor Essencial.

João aponta ainda que esses tremores não são controláveis mas que podem ser tratados com medicamentos e até mesmo por meio de uma cirurgia robótica.

O Tremor Essencial pode começar dos 30 aos 50 anos de idade.

Ouça mais no player acima. 

Criado em 25/05/2022 - 14:40

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Escolha sua manifestação em apenas um clique.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Você será direcionado(a) para o sistema Fala.BR, mas é com a EBC que estará dialogando. O Fala.BR é uma plataforma de comunicação da sociedade com a administração pública, por meio das Ouvidorias.

Sua opinião ajuda a EBC a melhorar os serviços e conteúdos ofertados ao cidadão. Por isso, não se esqueça de incluir na sua mensagem o link do conteúdo alvo de sua manifestação.

Clique aqui para mais informações sobre a Ouvidoria da EBC.

Mais do programa