Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Sociólogo comenta a abolição da escravatura

Para o professor e reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, não há muito o que comemorar na data

Revista Brasil

No AR em 13/05/2023 - 11:03

O Revista Brasil conversou com o reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, José Vicente, a respeito da abolição da escravatura lembrada neste 13 de maio.

"Depois de 350 anos de um regime de servidão nós tivemos uma lei com um artigo: está extinta a escravidão no Brasil", afirma, referindo-se a Lei Áurea assinada pela Princesa Isabel em 1888. "Ninguém falou da posse da terra, ninguém falou da idenização pelo tempo de trabalho escravo, ninguém falou da reparação, da educação, da participação política, ninguém falou da moradia, ninguém falou do restabelecimento de uma cultura que tinha sido agredida e vilipendiada."  

Por conta disso, ele acredita que não se tem o que comemorar na data, ou ao menos há muito pouco o que se comemorar. "O que nós precisaríamos fazer é uma crítica severa àqueles não tiveram interesse e disposição de construir uma abolição de verdade", defende.

"Por outro lado a gente vive de tempos históricos, e no tempo da escravidão poderia ter a abolição ou não poderia não ter abolição", reflete. "E para que ela acontecesse muitas pessoas trabalharam e se debruçaram para construir as condições que permitissem que a abolição acontecesse e fosse formalizada através de uma lei." 

Ouça a entrevista completa no player acima.

 

Criado em 13/05/2023 - 11:04

Mais do programa