Acontece nos próximos dias 8 e 9 de abril o 5º Fórum Nacional de Políticas de Saúde em Oncologia, no auditório Nereu Ramos, Câmara dos Deputados, em Brasília.
A presidente do Instituto Oncoguia, Luciana Holts, mostra que existem cerca de 580 mil novos casos de câncer por ano e uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela que quase três milhões de pessoas vivem com câncer no Brasil.
Luciana Holts conta que muitos casos poderiam ser tratados na fase inicial, mas com a regulação de serviços de saúde nacional esse processo se tornar complicado e complexo. "A partir do posto de saúde até o paciente chegar no centro de oncologia ele fica literalmente perdido. Demora muito, ele não sabe para onde vai ser encaminhado", diz a presidente. Esse processo de regulação o congresso irá cobrar dos governos federais, estaduais e municipais para que seja mais transparente e ágil.
Outro foco do fórum será para que o Brasil se torne líder de pesquisas em tratamento atuais e inovadores e para que ofereça qualidade de vida aos pacientes.
A médica ressalta que a Câmara dos Deputados foi escolhida por ser a Casa do Povo e para que envolvesse os parlamentares, demais autoridades e convidados.
Acompanhe a entrevista ao programa Revista Brasil.
Ouça mais:
Câncer de mama e ovários podem ser detectados por teste genético
Revista Brasil vai ao ar de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional de Brasília, com apresentação do jornalista Valter Lima.