Nos próximos dias 8 e 9, o Instituto Onconguia realiza o 5º Fórum Nacional de Políticas de Saúde, na Câmara dos Deputados, em Brasília. Dados divulgados pelo Tribunal de Conta da União (TCU) apontam que 70% dos casos de câncer são diagnosticados em estágio avançado.
De acordo com o advogado e diretor jurídico do Instituto Oncoguia, Tiago Farina Matos, "isso significa que estamos demorando muito para fazer o diagnóstico. No caso do câncer, o tempo corre contra. Quando mais cedo se fizer o diagnóstico, maiores são as chances de cura ou de um tratamento eficiente".
No Brasil, uma lei estipula que o paciente com câncer deve receber o tratamento em prazo máximo de 60 dias após o diagnóstico. Mas o advogado avalia que como a lei garante somente o primeiro tratamento, ela não assegura os procedimentos de continuidade.
O Fórum Nacional vai reunir as principais autoridades no assunto. Para Tiago Farina, são autoridades que podem fazer a diferença, pensar em soluções e executá-las, como os parlamentares, técnicos do Ministério da Saúde e do Poder Judiciário.
Saiba mais sobre este congresso que acontece em Brasília nesta entrevista ao Revista Brasil.
Ouça mais:
Congresso de oncologia debate tecnologia, humanização e acesso
O Revista Brasil vai ao ar de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional de Brasília.