Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Aneel abre consulta pública para avaliar proposta de cobrança de energia

Proposta altera a cobrança da bandeira vermelha, passando de R$5,50

Como está o valor da sua conta de energia elétrica? Você sabe como funciona a bandeira vermelha? O programa Revista Brasil desta quarta- feira (19) trouxe informações sobre esse assunto. Para tratar do tema foi entrevistado o advogado com especialização em Energia Elétrica, Guilherme Schmidt. Ele diz que a bandeira tarifária é o pagamento do custo da falta da água para o acionamento das termelétricas, que geram um custo adicional. Antes, esse custo era suportado durante o ano pelas próprias distribuidoras e nós consumidores reenbolsávamos no ano seguinte. Como o custo ficou mais alto, agora o consumidor reembolsará as distribuidoras imediatamente.

 

O advogado explica que a bandeira vermelha é a mais cara que existe, então quando as usinas mais caras estão sendo acionadas pela regulamentação, o consumidor é obrigado a pagar pela bandeira vermelha. No momento em que as usinas mais caras puderem parar, então serão utilizadas as usinas de custo menor.

 

Durante a entrevista, Guilherme Schmidt explicou que como recentemente foram desligadas 21 usinas, o custo diminuiu, e portanto, deve haver uma redução de 12% a 15% da bandeira vermelha.

 

Confira as informações sobre o sistema de bandeiras tarifárias e os custos reais da geração de energia elétrica, nesta entrevista ao Revista Brasil, com o jornalista Valter Lima, na Rádio Nacional de Brasília.

 



Brasiliense pagará mais caro pela conta de luz

Criado em 19/08/2015 - 17:42 e atualizado em 19/08/2015 - 14:17

Mais do programa