Em 2014, o Brasil registrou mais de 47 mil estupros. É o que aponta o 9° Anuário Brasileiro de Segurança Pública, produzido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). O anuário consolida dados do setor de segurança pública no Brasil e tem como objetivo trazer a transparência de informações dessa área.
Para falar sobre o assunto, o programa Revista Brasil entrevistou o presidente do Fórum, Renato de Lima. Ele conta que os dados infelizmente não foram surpresa e só traduziram o tamanho da tragédia cotidiana, "muitas vezes ficamos anestesiados diante de tanta notícia ruim", analisa.
Para Renato de Lima o cenário do Brasil hoje é trágico, "é um país anestesiado pelo medo, pela violência e que muitas vezes as soluções que estão sendo tentadas e ficam, ou na troca de gestores quando alguém prioriza o tema, ou na verdade numa eterna disputa de natureza corporativa, até mesmo sobre o que significa a lei ordem e segurança", avalia.
“Brasil não aguenta mais violência como resposta para violência. O Brasil precisa sem dúvida nenhuma que o estado seja mais inteligente, e faça politicas públicas que garantam direitos e previna violência”, esclarece.
Confira mais informações ouvindo a entrevista na íntegra no player acima.
Confira aqui o 9° Anuário Brasileiro de Segurança Pública.
O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Valter Lima.
STF lança hoje (14) anuário da Justiça Brasil 2015
São Paulo é o estado com maior número de pessoas mortas por policiais