Os laboratórios da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) iniciaram na última segunda-feira (15) testes rápidos para o vírus zika. E para saber sobre este teste o Revista Brasil entrevistou o professor do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas, Marcelo Lancellotti.
Ele explica que é um teste que foi adaptado para detecção do virus zika. Não é um teste sorológico, é um teste de biologia molecular e é baseado na detecção do material genético do vírus zika nas amostras de sangue, saliva e urina. O teste já existe há cerca de 10 anos e foi adaptado para a detecção do vírus zika. “E um teste extremamente parecido com o teste de exame de carga viral do HIV e foi adaptado graças a informações que a gente tem a cerca do material genético do vírus da zika e dessa maneira a gente consegue detectar o vírus nestas amostras".
Marcelo Lancellotti esclarece que o teste esta ainda no campo da pesquisa.
Entenda o assunto ouvindo a entrevista na íntegra no player acima.
O Revista Brasil é uma produção das Rádios Nacional Brasília e Rio de Janeiro, e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h. A apresentação é de Valter Lima.
Anvisa registra teste rápido para detectar vírus Zika