Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Direito Condominial: Advogado fala sobre racismo estrutural nos condomínios

Advogado comentou sobre minoria de pretos nas instâncias da administração condominial e discriminação racial nessa área

Revista Rio

No AR em 01/07/2020 - 16:19

Em sua participação semanal no programa Revista Rio, o advogado, Alexandre Marques, consultor em Direito Condominial, abordou o tema da existência do racismo estrutural nos condomínios.

Inspirado na onda mundial de protestos contra o racismo e na existência marcante, mesmo que quando silenciosa, desse tipo de preconceito, Alexandre citou dados estatísticos que exemplificam a relevância do assunto.

Ouça no player abaixo:


Na sociedade é marcante a ausência de pretos nos acessos a cargos de liderança, diretoria ou chefia, principalmente por causa da existência, intrínseca, do racismo estrutural. Em relação aos condomínios, não é diferente.

 

"Nós não encontramos de forma comum síndicos profissionais pretos, administradores de condomínios, nós não encontramos advogados, não encontramos gestores de um modo geral ocupando esses quadros nos grandes condomínios, cargos muitas vezes muito bem remunerados", observou.

 

Durante a entrevista, Alexandre Marques lembrou e reforçou que casos de racismo ocorridos em qualquer lugar, inclusive dentro de condomínios, devem ser denunciados à polícia. E também comentou sobre a existência de estudos de impacto social feitos por algumas incorporadoras e construtoras de grandes condomínios, que se parecem com bairros, empreendimentos que contam com três ou mesmo cinco mil unidades, com um universo flutuante de aproximadamente dez mil moradores.

O assunto é complexo, os dados produzidos por entidades como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) evidenciam a desigualdade a partir da ocupação dos espaços urbanos, tornando muito difícil a não observação da realidade exemplificada nesta entrevista.

 

Saiba mais

"Na Ponta da Língua: vidas pretas importam ou vidas negras importam?", com Clarisse Mattos, sobre o uso dos termos preto e negros em textos

Clique aqui para ter acesso ao artigo escrito por Alexandre Marques sobre o raciscmo estrutural nos condomínios.

Criado em 01/07/2020 - 18:40

Mais do programa